Informação sobre hipotireoidismo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do hipotireoidismo, identificando os diversos tipos existentes.


Como se trata o hipotireoidismo

O hipotiroidismo não pode ser curado, mas em quase todos os pacientes, o hipotireoidismo pode ser completamente controlado. O controle do hipotireoidismo faz-se, substituindo a quantidade de hormônio que a sua própria tiróide não consegue produzir, para trazer a sua tiroxina (T4) e TSH de volta aos níveis normais. Assim, mesmo que a sua glândula tireóide não possa trabalhar de modo correto, a substituição de tiroxina (T4) pode restaurar os níveis de hormônio da tireóide do seu corpo e da função do seu corpo. Comprimidos de tiroxina sintéticos contêm hormônio, exatamente como a tiroxina (T4) que a própria glândula tireóide produz. Todos os pacientes com hipotireoidismo, exceto aqueles que têm mixedema grave (hipotireoidismo com risco de vida) podem ser tratados em ambulatório, não tendo que ser internados no hospital. 

Os efeitos colaterais e complicações
Os únicos perigos de tiroxina são causados por tomar muito pouco tempo ou tomar durante demasiado tempo. Se você tomar muito pouco tempo, o hipotireoidismo vai continuar. Se você demorar muito, você vai desenvolver os sintomas do hipertireoidismo, uma hiperatividade da glândula tireóide. Os sintomas mais comuns do excesso de hormônio tireoidiano são fadiga, incapacidade de dormir, maior apetite, nervosismo, tremores, sensação de calor quando outras pessoas sentem frio, e, ao exercitar os músculos fracos, sente falta de ar, e quando faz uma corrida, o coração parece pular.
Os pacientes que apresentam sintomas de hipertireoidismo, em qualquer momento (durante a terapia de reposição de tiroxina) devem ter seu TSH testado. Se for baixo, indicando hormona da tireóide em demasia, a dose deve ser reduzida.